Uma Lição de Vida

NOSSO INSTITUIDOR…
Professor Antônio Eufrásio de Toledo (1901 – 1978)

“Tenho comigo a decidida vocação de realizar”

Essa frase do professor Antônio Eufrásio de Toledo nos dá a verdadeira dimensão de quem foi ao longo de toda sua trajetória de vida profissional e também familiar.

Nascido a 25 de outubro de 1901, em Cambuí (MG), filho de José Eufrásio de Toledo – militar da antiga polícia de Minas Gerais, Promotor Público e ex-combatente na Guerra do Paraguai – e da professora Ana Vieira da Costa Toledo, viveu numa família numerosa.

Casou-se aos 22 anos com Maria do Carmo Leite, então com 17 anos, na cidade de Juiz de Fora (MG). Antes de chegar a Bauru (SP) e tornar-se pioneiro no Ensino Superior em todo o interior do Estado de São Paulo, o educador Antônio Eufrásio de Toledo participou, dentre outros, do maior movimento cívico da história do Brasil, a revolução de 30, posicionando-se contra a ditadura de Getúlio Vargas e ao lado de Washington Luís. Com a ascensão de Getúlio, sofreu represálias pelo seu posicionamento. Teve residência e jornal de sua propriedade incendiada, sofrendo terrível perseguição política na defesa pelos ideais democráticos e por uma sociedade mais igualitária e com justiça social.

A sua trajetória de vida mostrou o seu caminho de fundador de escolas nos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. Seu agir essencial tinha a marca do educador: tenaz, amante da construção do homem, visão prospectiva, consciente do seu papel na sociedade da época. Foi educador-político que incentivou o amor à Pátria, o dever cívico e o engajamento político social.

Acreditava que o homem faz a história e fez a sua parte. Sua vinda a Bauru (SP) aconteceu por acaso. O destino da viagem era, na verdade, a cidade de Ribeirão Preto (SP), onde ministraria uma palestra. No entanto, acabou gostando demasiadamente da chamada “cidade sem limites”, vindo a residir nela e a fundar a Escola Técnica de Pontes e Estradas.

Mas, o seu verdadeiro sonho era criar uma escola de ensino superior, pois no interior paulista, apenas o município de Campinas oferecia uma faculdade. Então, em 1951, criou a Faculdade de Direito de Bauru, que teve como seu primeiro Diretor Dr. Ulisses Guimarães, amigo pessoal do Professor Antonio Eufrásio de Toledo.

Um ano depois, inaugurou a Faculdade de Educação Física. Iniciava-se o grande projeto educacional de interiorização do ensino superior também com a criação das Faculdades de Ciências Econômicas (em 1959) e de Serviço social (em 1963).

Em 1966 deu vida a FUNDAÇÃO TOLEDO para o desenvolvimento humano em todos as sua dimensões: sociais, culturais, intelectuais e tecnológicas. Há semeadores que poucos colhem, o Professor Antonio Eufrásio de Toledo semeou e a sua colheita foi generosa, transbordou os limites individuais e familiares.