Quem Somos

Fundação Toledo

A Fundação Toledo, constituída em 23/12/1966 é entidade jurídica de direito privado, sem fins econômicos com sede própria e duração indeterminada no foro de Bauru. Sua existência se deu através dos Instituidores Antônio Eufrásio de Toledo e sua esposa Maria do Carmo Leite Toledo.

                                                  Nossa História

A FUNDAÇÃO TOLEDO, constituída em 23/12/1966 é uma entidade jurídica sem fins lucrativos, com sede própria e duração indeterminada no foro de Bauru.

Sua existência se deu através dos instituidores Antonio Eufrásio de Toledo e sua esposa Maria do Carmo Leite de Toledo que ao pensar e conviver com a comunidade empobrecida da cidade de Bauru teve a iniciativa de criar a FUNDAÇÃO TOLEDO, com intuito de dotar o homem de instrumentos culturais, sociais, científicos e tecnológicos visando beneficiar ao maior número de pessoas e prover ações capazes de desenvolver a compreensão dos direitos e deveres do cidadão, família, Estado e grupos que compõem a sociedade.

A FUNDAÇÃO TOLEDO tem por finalidade a prestação de serviços gratuitos à comunidade Bauruense, priorizando a região noroeste e oeste, onde mais se concentra a população empobrecida da Cidade, como o Parque Jaraguá, Fortunato Rocha Lima, Santa Edwirges, Vila Falcão, Vila Pacífico e Parque Real.

Em 2003 encampou três projetos sociais na cidade de Bauru, que sempre apresentaram grande transparência em suas ações, reconhecimento da sociedade civil, prestação de serviços de qualidade, além de desenvolver programas com os mais variados segmentos (crianças e adolescentes, idoso, família, violência doméstica, etc.).

Esses projetos foram denominados como institutos que passaram a ser gerenciados por profissionais direcionados a cada segmento atendendo as necessidades existentes dos usuários e desenvolvendo práticas voltadas às áreas culturais, sociais, esportivas, lazer, psicológico, educacionais, profissionais, etc.

Em 2005 a FUNDAÇÃO TOLEDO ampliou e se tornou mantenedora das unidades nos bairros onde atua. Cada instituto defende uma ou várias causas, como é o caso do instituto CITE – Centro de Interação Social que atende crianças, adolescentes, família e idosos.

Diante da realidade tão conturbada vivenciadas pela massa de indivíduos excluídos de nossa cidade, principalmente nas regiões mais periféricas e pobres, a oportunidade de emprego praticamente não existe, ocorrendo o aumento das expressões sociais como condições precárias de habitação, violência, fome, falta de escolar, creches entre outros existentes que levam indivíduos a praticar infrações e atos ilícitos as normas jurídicas.

A FUNDAÇÃO TOLEDO pretende desenvolver através de Projetos e Serviços Sociais, Culturais e Tecnológicos, ações que, além de retirar a elevada quantidade de crianças e adolescentes que ficam nas ruas, qualificar profissionalmente seus pais ou responsáveis e melhorar a realidade vivida, enquanto qualidade de vida, cultura, saúde, educação, lazer e outros aspectos tão importantes para o indivíduo como um todo, enfim promover a cidadania aqueles que a perderam ou nem sequer chegaram a tê-la.