Oficina de Participação Social

por abr 14, 2022

Uma das ações desenvolvidas pelo SEID são os atendimentos em grupo, sendo um destes a “OPS – Oficina de Participação Social” coordenada pelas Terapeutas Ocupacionais com o objetivo principal de estimular o desenvolvimento de novas habilidades, resgate da autoestima e rompimento do isolamento social dos participantes.

            A OPS foi idealizada para ser um espaço em que os usuários pudessem expressar seus interesses de aprendizagem. Assim no primeiro encontro, foi entregue enquete com figuras e escrita, com vista a falta de leitura de alguns. A enquete teve a intenção de verificar os interesses de aprendizagem dos presentes entre jardinagem, culinária, artesanato e expressão corporal, sendo que o usuário poderia marcar mais de uma opção. Assim, a atividade de Culinária foi a mais votada, seguida de Jardinagem, Artesanato e Expressão Corporal.

            Diante disso, no encontro seguinte da OPS aconteceu uma aula de culinária com a produção de pão caseiro. Na oportunidade, iniciou-se a atividade com roda de conversa para que os participantes pudessem compartilhar suas experiências gastronômicas, e fala da professora de culinária voluntária sobre sua trajetória na panificação. E em seguida, foi ensinado o preparo da receita.

            A aula de culinária propiciou o treino de habilidades para a atividade de vida diária e prática no preparo de alimentos, limpeza e organização da cozinha após a conclusão da receita. Essas habilidades são trabalhadas de forma contextual e prazerosa para que os usuários melhorem o desempenho delas no âmbito doméstico. Além disso, os presentes relataram ter sido um tempo de descanso dos problemas que enfrentam cotidianamente.