Ação de Organização e Limpeza

por abr 14, 2022

O Serviço de Proteção Social Especial para pessoas com deficiência, idosas e suas famílias (SEID) da FUNDATO tem como principal objetivo promover a autonomia e melhoria da qualidade de vida de pessoas com deficiência e idosas com dependência, seus cuidadores e suas famílias, através de ações especializadas para a superação das situações violadoras de direitos.

            Em 2021 observou-se um aumento significativo de pessoas com deficiência e idosos em situação de acumulação com moradia insalubre, com estruturas precárias, prejuízos na saúde, organização e limpeza da casa, condições precárias de saúde e higiene pessoal. Estes usuários em situações de acumulação encontram-se com os vínculos familiares fragilizados, ou até mesmo rompidos, o que agrava a situação de dependência e acumulação do usuário.

            Neste contexto o serviço desenvolveu uma ação especializada e inovadora desde janeiro de 2022, e deu o nome de “Acumula…Ação” com atuações no domicílio do indivíduo e em grupo para trabalhar a superação da situação de acumulação.

Já estamos colhendo resultados, visto a intervenção de limpeza e organização que aconteceu nesta semana na residência de uma idosa com comportamento de acumulação. Na oportunidade da ação, a Terapeuta Ocupacional, Psicóloga e Assistente Social trabalharam em conjunto com a idosa para a intervenção que teve o apoio das Cuidadoras Sociais. Importante salientar que a todo momento, a idosa foi incentivada a participar da limpeza e organização, para treinar habilidades de cuidado com a casa, aceite de retirada de objetos inservíveis sempre respeitando sua condição e desejo.